Written by 07:48 Artículos académicos Vistas:7

Um fantasma assombra a ciência, o fantasma da pirataria: análise do uso e das representações de meios ilegais de acesso à literatura científica na CONICET (Argentina)

Um fantasma assombra a ciência, o fantasma da pirataria: análise do uso e das representações de meios ilegais de acesso à literatura científica na CONICET (Argentina)

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre pesquisadores da Argentina sobre os diferentes tipos de acesso à literatura científica, as motivações para o uso da via ilegal, as representações sobre legalidade e correção moral no acesso aos artigos científicos e à ligação entre produtividade e vias de acesso. Ele oferece evidências empíricas de um uso massivo e generalizado de acesso ilegal à literatura científica entre os entrevistados. Dentre as constatações mais notáveis, destaca-se, por um lado, que o uso da modalidade ilegal de acesso não suplanta, mas coexiste com o uso dos canais legais. Por outro lado, há um distanciamento marcante entre a representação quanto à legalidade e a correção quanto ao acesso e divulgação da literatura científica protegida por direitos autorais. Terceiro, as motivações que explicam o uso massivo de canais ilegais combinam aspectos práticos e avaliativos, como a impossibilidade de acesso de outra forma e a facilidade de uso diante dos serviços legais e a rejeição do mercado editorial em torno da literatura científica.

Zukerfeld, M.; Liaudat, S.; Terlizzi, M.S.; Monti, C.; Unzurrunzaga, C. (2021). Um fantasma assombra a ciência, o fantasma da pirataria: análise do uso e das representações de meios ilegais de acesso à literatura científica na CONICET (Argentina). Revista Rede de Direito Digital, Intelectual e Sociedade, 1 (2), 215-257. ISSN 2763-7204. e-ISSN 2763-7220. https://revista.ioda.org.br/index.php/rrddis/article/view/41

Disponible en SEDICI Repositorio Institucional de la UNLP.

Visited 7 times, 1 visit(s) today

Last modified: 2 de noviembre de 2025

Cerrar